Quanto pesa a sua pele?


Você sabe qual o órgão mais pesado do corpo? Uma pergunta difícil de adivinhar, porque o mais pesado de todos é um que a maioria nem sequer consideraria um órgão, nem esperaria que fosse tão pesado.
Esse órgão é a pele. Ela é composta de três camadas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo. Porém, a pele não é só “carne”. Como órgão, ela é composta de tudo o que cobre o corpo, incluindo as unhas e cabelos. No total, a pele é responsável por cerca de 16% do peso corporal total de uma pessoa.

A espessura da pele varia muito ao longo do corpo. Por exemplo, a pele delicada ao redor dos olhos é grossa como algumas folhas de papel, mas a pele de seus pés é tão grossa quanto um lápis. Ela pode ter características diferentes em muitas áreas, mas é apenas um órgão.
A maioria dos adultos tem uma pele que pesa mais ou menos 9 quilos. Naturalmente, o peso da pele varia de acordo com seu proprietário, com os mais magros tendo peles menos pesadas. Se retirássemos e esticássemos a pele de um adulto médio, ela cobriria cerca de 2 metros quadrados.
Depois da pele, os cinco órgãos mais pesados do corpo são: intestinos (3,4 quilos – 1,81 o intestino grosso e 1,54 o delgado); pulmões (2,27 quilos – 1,13 cada); fígado (1,45 quilos); cérebro (1,36 quilos) e coração (0,27 quilos).

Fontes: [Live Science]

Autor:

Vinicius Delmondes



Artigo:

Data: 10/08/2013
Mistérios Do Mundo

Compartilhar

Você gostou deste artigo?

Se escreva e receba atualizações gratuitas!
*Seu email não será compartilhado com ninguém.